A iniciativa, fruto da parceria do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, uma das instituições líderes em ciência e inovação da América Latina, e da Fundepag, organização reconhecida por desenvolver e viabilizar soluções inovadoras no agronegócio e no meio ambiente, busca refletir sobre os critérios de escolha na hora da compra dos alimentos, em que muitas vezes condicionado a questões como o preço, por exemplo.
Além disso, o projeto busca desmistificar questões que envolvem os alimentos industrializados e disseminar a garantia de segurança e padronização dos produtos, que seguem regras estabelecidas por órgãos regulatórios, como a Anvisa e o Ministério da Agricultura. Segundo o ITAL, muitos desses alimentos são enriquecidos com nutrientes essenciais, auxiliando na manutenção da saúde e no fortalecimento do sistema imunológico.
O presidente do SIAB-RS, Marcos Oderich, destaca a importância da escolha alimentar consciente. “Nesse contexto, os alimentos industrializados, produzidos com sérios critérios para a preservação das características nutricionais e de qualidade, são importantes aliados para o consumo diário em uma sociedade onde a praticidade e a busca contínua pela saúde são pilares fundamentais.”