O bate-papo técnico, realizado pelo SIAB-RS, Sindicato das Indústrias dos Produtos Suínos do RS, SindipanRS e Sicadergs, ocorrerá de forma online, no dia 22 de abril, das 14h às 15h. A atividade será conduzida pela Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, Mestre em Sistemas e Processos Industriais, Diane Sordi.
Conteúdo programático:
- Atualizações da NR1 inclusão de riscos psicossociais no PGR;
- O que são e quais abordagens atuar com a relação aos riscos psicossociais?
- O que minha empresa pode fazer para cumprir os novos requisitos.
Saiba mais:
A partir de 26 maio de 2025, as empresas brasileiras terão que incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A exigência é fruto da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024. A mudança destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores.
O que são riscos psicossociais?
Riscos psicossociais estão relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais no ambiente laboral. Eles incluem fatores como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho. Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental nos trabalhadores.
O que muda com a atualização da NR-1?
A coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho, Viviane Forte, ressalta que a NR-1 já exigia que todos os riscos no ambiente de trabalho sejam reconhecidos e controlados, porém havia dúvidas sobre a inclusão explícita dos riscos psicossociais. A atualização, segundo ela, esclarece justamente o que os empregadores precisam.
Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_jKSwE2OU8rtwDvwWhJ-4Qi7-I_OfFqQ5Ig2hFqHdo0Y7zA/viewform?pli=1